domingo, 23 de setembro de 2012


A Escolha de Critérios para Dividir 

Nas séries iniciais do 1º grau, ao trabalhar com a divisão, pretendemos que a criança compreenda o que significa, na matemática, dividir um número por outro. Para que ela atinja essa compreensão é preciso realizar um trabalho que tem, como ponto de partida, como vimos, as experiências com situações em que ela, espontaneamente, reparte, divide, distribui.
Precisamos estar atentos para as divisões que as crianças realizam nas atividades, jogos e brincadeiras, ou na hora de repartir o chocolate ou o lanche. Em cada oportunidade devemos discutir com elas o critério que usaram para dividir: a divisão foi em partes iguais ou não? Não se trata, neste momento, de classificar estas divisões como certas ou erradas. A finalidade das discussões é fazê-las compreender que uma divisão sempre envolve a escolha de critérios para dividir. Vejamos algumas questões que propiciam essa discussão.
  • "Repartir 10 bolas de futebol entre 4 pessoas". Não foi exigido que a divisão fosse feita em partes iguais. Temos muitas maneiras de fazer a distribuição:
    - 3 pessoas com 3 bolas e 1 pessoa com 1 bola;
    - 2 pessoas com 2 bolas e 2 pessoas com 3 bolas;
    - as 4 pessoas receberam 2 bolas cada uma e ficam sobrando 2 bolas;
    - cada pessoa recebe 1 bola e ficam sobrando 6 bolas;
    - 3 pessoas com 2 bolas e 1 pessoa com 4 bolas; etc.
  • "Distribuir 10 bolas de futebol entre 4 pessoas de modo que todas recebam a mesma quantidade de bolas".
    Neste caso temos 2 possibilidades:
    - cada pessoa recebe 1 bola e sobram 6 bolas;
    - cada pessoa recebe 2 bolas e sobram 2 bolas.
  • "Distribuir 10 bolas de futebol entre 4 pessoas de modo que todas recebam a mesma quantidade de bolas e sobre o menor número de bolas.
    Neste caso só há um modo de repartir: 2 bolas para cada pessoa e ficam sobrando 2 bolas.
  • "Repartir 9 bolas para 3 pessoas de modo que elas recebam o mesmo número de bolas, e cujo número seja o maior possível."
    Cada pessoa deve receber 3 bolas. 

    Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/m4p1t2.htm
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário