domingo, 2 de setembro de 2012

Projeto Matemático na 1ª Infância 


   A educadora deve explorar as experiências e os cuidados cotidianos de forma a contribuir para a construção do conhecimento lógico-matemático das crianças. Os conceitos matemáticos estão presentes no dia-a-dia das crianças, cabendo à educadora transformar situações diárias em fontes de aprendizagem da matemática. 
   O trabalho da matemática na 1ª infância vai muito além do reconhecimento dos algarismos ou da grafia dos mesmos. Está fundamentado nas relações da criança com o mundo, as pessoas e os objetos, pela assimilação de suas características e propriedades e as relações que estabelecem ente si. Através da relação com o concreto, a criança inicia a construção do significado do número, sua relação com a quantidade, e as suas relações exatas. 
   Quando a criança brinca com formas, quebra-cabeças e caixas que cabem dentro de caixas, está adquirindo uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao colocar contas em um barbante ou colar figuras, desenvolve a noção de sequência e de ordem. E ao utilizar as palavras "não cabe" e "acabou", obtém a noção de quantidade.
   Para que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos, o trabalho deve ser baseado no manuseio de materiais concretos. Inicialmente a criança pega o objeto, manipula, sente o peso, observa o tamanho, espessura, experimenta sensações táteis de contato, pressão e térmicas. Em sua relação com o objeto pode optar pela ação de colocar e tirar o objeto de um recipiente ou mesmo de arremessá-lo para longe. Quando já domina essas primeiras relações, a criança percebe que os objetos têm semelhanças e diferenças, passa, então, a construir o conceito de classificação através da separação de objetos de uma mesma cor, forma ou tamanho. 
   O sucesso da assimilação do pensamento complexo depende do nível de estímulo e acompanhamento pedagógico vivenciado pela criança desde os primeiros dias.

Fonte: http://www.bambalalaoassis.com.br/projetomatematica.html

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