Outras Experiências
- Mostre um colar de sementes ou de contas, como este:
- Veja que as sementes estão organizadas, que elas têm uma ordem.
- Discuta com a classe que ordem é essa: uma semente branca, duas pretas, etc.
- Peça que os alunos façam ou desenhem colares com ordens diferentes.
- Podemos reorganizar os alunos na classe, formando fileiras por ordem de tamanho, com os menores à frente.
- Discuta com a classe como foi organizada a fileira. Por que é bom que os menores fiquem à frente?
- Conte a história das formiguinhas que viram o açúcar e foram comê-lo, bem organizadinhas.
- Desenhe na lousa como era o batalhão de formigas:
- Discuta a organização: em cada fileira o número de formigas aumenta. Aumenta quanto? Será que os alunos podem desenhar as três próximas fileiras?
- As três últimas situações apresentadas envolvem a noção de ordem que também está envolvida no conceito de número.
- Discuta com a classe como foi organizada a fileira. Por que é bom que os menores fiquem à frente?
- Podemos trabalhar com fichas coloridas, combinando, por exemplo, que 10 fichas amarelas podem ser trocadas por uma azul (que equivale a uma dezena).Veja, por exemplo, como esse material pode ser usado para representar 23 :
- Peça que as crianças identifiquem, entre duas quantidades, qual é a maior, como por exemplo :
- Quanto é maior? Por quê?
- Discuta com as crinças quando seria necessário usar uma ficha de outra cor; por exemplo, fichas vermelhas.
- A última situação apresentada envolve a noção de agrupamentos e trocas, pois, como vimos na lição através dos exemplos do pacote grande de fósforos e da contagem dos ovos por dúzia, é mais fácil contar grandes quantidades quando agrupamos as coisas.
- O trabalho com agrupamentos e trocas leva as crianças à noção de base de um sistema de numeração.
- Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/let2.htm
- Peça que as crianças identifiquem, entre duas quantidades, qual é a maior, como por exemplo :
Nenhum comentário:
Postar um comentário