segunda-feira, 3 de setembro de 2012



Outras Experiências

Há outras experiências vividas pelas crianças que ajudam a adquirir a noção de número.
  • Mostre um colar de sementes ou de contas, como este:
    Veja que as sementes estão organizadas, que elas têm uma ordem.
    Discuta com a classe que ordem é essa: uma semente branca, duas pretas, etc.
    Peça que os alunos façam ou desenhem colares com ordens diferentes.
  • Podemos reorganizar os alunos na classe, formando fileiras por ordem de tamanho, com os menores à frente.
    Discuta com a classe como foi organizada a fileira. Por que é bom que os menores fiquem à frente?
  • Conte a história das formiguinhas que viram o açúcar e foram comê-lo, bem organizadinhas.
    Desenhe na lousa como era o batalhão de formigas:
    Discuta a organização: em cada fileira o número de formigas aumenta. Aumenta quanto? Será que os alunos podem desenhar as três próximas fileiras?
    As três últimas situações apresentadas envolvem a noção de ordem que também está envolvida no conceito de número.
  • Podemos trabalhar com fichas coloridas, combinando, por exemplo, que 10 fichas amarelas podem ser trocadas por uma azul (que equivale a uma dezena).Veja, por exemplo, como esse material pode ser usado para representar 23 :
    Peça que as crianças identifiquem, entre duas quantidades, qual é a maior, como por exemplo :

    Quanto é maior? Por quê?
    Discuta com as crinças quando seria necessário usar uma ficha de outra cor; por exemplo, fichas vermelhas.
    A última situação apresentada envolve a noção de agrupamentos e trocas, pois, como vimos na lição através dos exemplos do pacote grande de fósforos e da contagem dos ovos por dúzia, é mais fácil contar grandes quantidades quando agrupamos as coisas.
    O trabalho com agrupamentos e trocas leva as crianças à noção de base de um sistema de numeração.

    Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/let2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário