domingo, 23 de setembro de 2012


Utilizando o Ábaco para Subtrair

Como dissemos no início desta lição, além de identificar os problemas que podem ser resolvidos com a subtração, é preciso também que a criança aprenda a subtrair.
Existem duas técnicas que são tradicionalmente apresentadas às crianças em nossas escolas. Alguns professores e professoras preferem uma enquanto outros colegas preferem trabalhar com a outra.
Vamos procurar compreender as duas. Para favorecer esta compreensão é bastante útil usar o ábaco.
Começamos por um exemplo simples, subtraindo 142 e 563:
  • representamos o 563 no ábaco
  • a seguir, das três unidades subtraímos 2, das 6 dezenas subtraímos 4 e das 5 centenas subtraímos 1
  • agora lemos o resultado
    É importante perceber a relação existente entre o que fazemos com o ábaco e o que fazemos com os símbolos do nosso sistema de numeração:
    A compreensão desta técnica apóia-se na compreensão do nosso sistema numérico.
    Agora vamos subtrair 431 de 725: 
  • representamos o 725 no ábaco
  • a seguir, das 5 unidades subtraímos 1
  • na casa das dezenas, onde temos 2 bolinhas, não podemos retirar 3;
    por isso desagrupamos uma centena convertendo-a em dez dezenas
  • agora, na casa das dezenas, temos 12 bolinhas e podemos retirar 3
  • finalmente, das 6 centenas retiramos 4
    Só é possível entender este processo de cálculo se entendemos a idéia de agrupamente, presente em nosso sistema de numeração.

    Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2p2t3.htm


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