domingo, 23 de setembro de 2012


Divisão: Na Vida e na Matemática 

Em matemática, quando propomos dividir 7 por 3, está subentendido que a divisão deve ser feita em partes iguais. Na vida também é sempre assim? Veja o que aconteceu com Adriana.
  • "Adriana tem 5 anos. Como toda criança, ela também não gosta de ir ao dentista. Mas desta vez não achou ruim. É que, ao final da consulta, ganhou 7 pirulitos com a recomendação de dividi-los entre ela e seus irmãos.
    De volta para casa, sentada no ônibus, foi pensando em voz alta:
    - Um para mim, um para minha irmã e um para meu irmão.
    Como ainda havia pirulitos sobrando, ela prosseguiu:
    - Um para mim outravez, outro para minha irmã e outro para meu irmão.
    O sétimo pirulito Adriana foi chupando no caminho!"
    Com muita naturalidade Adriana dividiu os 7 pirulitos entre ela, sua irmã e seu irmão, ficando com 3 pirulitos para si e dando 2 para cada um deles. Outra criança poderia, talvez, tentar dividir o sétimo pirulito em três partes. Uma outra, quem sabe, daria o sétimo pirulito para seu pai.
    No dia-a-dia as pessoas, e as crianças em particular, dividem, repartem, distribuem coisas. Essas experiências constituem o ponto de partida para o trabalho com a divisão. Precisamos compreender, entretanto, que na vida cotidiana e, principalmente para a criança, dividir não significa, necessariamente, dividir em partes iguais. É importante perceber também que, em nossa língua, a palavra dividir é empregada com muitos sentidos diferentes. Veja estes exemplos:
  • "O corpo humano divide-se em três partes: cabeça, tronco e membros."
    Nesta frase o verbo dividir é empregado no sentido de distinguir as diversas partes.
  • "A notícia dividiu os moradores da cidade.
    Aqui, dividir tem o sentido de estabelecer desavenças, pôr em discórdia.
  • "O Rio Uruguai divide vários países".
    Nesta frase divide significa demarca, limita.
  • "A altura AH divide o triângulo ABC nos triângulos ABH e ACH."
    Nesta sentença, divide significa corta, reparte, secciona.
    O último exemplo mostra que, até mesmo num contexto matemático, a palavra dividir nem sempre é empregada no sentido de dividir em partes iguais. Quando se trata de dividir um número por outro número, então sim, subentende-se que a divisão seja feita em partes iguais.

    Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/m4p1t1.htm
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